Este blog contém dicas e informações para aqueles que subverteram a ordem vigente no mundo da dança e resolveram calçar as sapatilhas na fase adulta. A aula destinada a esta faixa etária possui características próprias, pois diferentemente da criança (ou adolescente), que possui o corpo em desenvolvimento físico e motor, o adulto precisar desconstruir certos “vícios” posturais para receber a técnica clássica. Vantagens e desvantagens dessa relação também serão exploradas nas publicações. Também trataremos de assuntos como comportamento, vestimenta e figurinos, cursos, anatomia para dança, preparação física e novidades. A indicação de espetáculos, vídeos e livros sobre dança, complementa o conteúdo.
Mariana,
Descobri o seu blog atraves do “Dos passos da bailarina” da Cassia Pires. Fiquei encantada com o capricho e as informacoes tecnicas que voce fornece. Eu tenho 42 anos e me aventurei no ballet classico em maio. Ja consegui evoluir nos exercicios de barra, mas tenho tido problemas na pratica de centro. Tenho tido todos os problemas possiveis: falta-me equilibrio, a perna nao sobe no developpe e acho que nao tenho coodenacao suficiente para fazer os passos de allegro. Entao, a pergunta que nao quer calar: Realisticamente, o quanto pode um adulto na minha condicao se desenvolver? Sempre quis perguntar isso a um profissional. Gostaria de receber uma responsa sincera.
Obrigada,
Juliana
Olá Juliana! A Cássia Pires é mesmo demais né? Acompanho o “Dos Passos da Bailarina” também! E muito obrigada pelos elogios!!! Isso me motiva muito a escrever mais e mais…
Estou cada dia mais empolgada por ver mulheres corajosas como você em romper com o vigente e seguir seus sonhos, sua intuição! Desde já meus parabéns! Poucos tem tamanha ousadia e na minha opnião é isto que faz o mundo girar… a ousadia, a quebra de paradigmas, a crença na busca da SUA felicidade!!!
Dificuldades? Todas nós temos.
Quanto ao desenvolvimento minha resposta é a mesma pra você na casa dos 40 e pras menininhas de 3 anos: Você pode se desenvolver até o infinito! Ã? Como assim? Eu explico!
Depende da sua vontade, do seu tempo disponível, da sua abertura com o professor e também da técnica empregada em sala de aula.
* Tempo: Ballet propõe um conhecimento holístico da anatomia humana, cinesioloia e fisiologia, para tanto é necessário que o estudante dedique alguns anos de sua vida para conseguí-los. (Por que achamos normal ficar 4 anos estudando um determinado campo do conhecimento em uma faculdade, enquanto queremos subir nas pontas com meses de aula?) É uma pergunta que sempre me faço…
* Abertertura com o professor: Não sou do tipo que vende gato por lebre e detesto criar ilusões nas pessoas (principalmente em crianças, pois estas não sabem como se defender). Acredito que o professor deve ser claro quanto aos objetivos da aula e a realidade da dança clássica no Brasil. Hoje em dia todas as audições que tenho acompanhado colocam como faixa etária de 18 a 35 anos. Então para trabalhar profissionalmente como bailarina clássica você não teria chances. Porém, há a dança contemporânea e ela está muito mais aberta à pré-requisitos do que o ballet, então você teria muitas chances! Só depende do seu preparo físico e do seu empenho no dia-a-dia. E todas as companhias gostam de ter gente do ballet no seu quadro de funcionários.
* Técnica empregada em sala de aula: Acho a barra super importante, mas para que está começando o chão é fundamental! Você pratica exercícios no chão? Eles dão força e ajudam a criar estabilidade para desenvolver movimentos complexos como devellopés. Aliás pode-se fazer devellopés no chão! Você sabia disso? Este exercício ajuda (e muito) a entender a mecânica deste movimento, o que facilita sua execução.
Para complementar digo que o trabalho para sua faixa etária não pode ser o mesmo destinado à menininhas de 8 anos, que acabam de ingressar no ballet. A cosntituição física é diferente, assim como o desenvolivmento muscular e capacidade de coordenação motora.
para você faço o mesmo convite que fiz à Cassia: Não teria vontade de fazer aulas particulares? Creio que isso iria complementar o trabalho em sala de aula, mesmo que seja 1x por semana. Quanto à $$$, fique tranquila pois não cobro preços estratosféricos (Viva a dança para todos os bolsos!!!!!!)
Mais uma vez parabésn pela sua dedicação `a dança pois ela precisa de uma entrega total, verdadeira. O ballet nos coloca de frente com nossos medos e nos obriga à enfrentá-los. Independente de subir nas pontas e fazer passos muito complexos creio que o maior ganho você mesma verá no seu dia-a-dia. Dançando, todos os tipos de conflitos encalusurados pelas normas sociais, emregem em nosso corpo, e cabe ao mestre nos orientar para resolucioná-los na sala de aula e a levar esta solução (encontrada por nós mesmos) ao nosso cotidiano. Boa sorte na sua jornada e saiba que o principal ingrediente para dançar você já tem: A Coragem!!!!
Amei seu blog… bjoss!!!! otimo trabalho.
Obrigada Fabiana! Escreva sugestões de temas para os próximos posts, assim posso partilhar o que sei com você e trocarmos experiências. O mundo da dança é muito vasto e creio que o meu conhecimento, acumulado ao longo destes 15 anos de estudo, não seja nem um grão de areia perto do que poderemos contruir em conjunto. Afinal não dizem que é a união que faz a força?
Bjos.
MARI, NOSSA QUERIDA BORBOLETINHA, ESTAMOS MUITO ORGULHOSAS DE VC.
UM GRANDE BEIJO DE SUAS AMIGAS CHEIAS DE SAUDADES AQUI DE CUIABÁ……………
Oi Rô!!!
Também morro de saudades de todas vocês!!! Espero estar ai em breve e encontrá-las para uma bagunça, como nos velhos tempos! Bjos linda!
Mariana,
Eh sim. A Cassia eh linda. Adoro fazer comentarios e contribuir para o blog
Obrigada pela resposta e desculpa a demora em responder a sua mensagem. Voce nao sabe o quanto as suas palavras me enchem de alegria e esperanca. Para mim, o Ballet eh mais do que uma atividade fisica, eh mais do que uma forma de danca. Eh quase que uma coisa espiritual. Quando entro na sala de aula esqueco do mundo e me deixo levar pela beleza e a tranquilidade da musica classica. Eh bom poder compartilhar as coisas que sao importantes para nos com pessoas inteligentes. Eh bom ouvir palavras tao encorajadoras de gente que entende do assunto. Quando voce diz que podemos nos desenvolver ate o infinito, eu fico imaginando que um dia vou conseguir fazer um grand jeté de 180 graus e fazer um développé decente, ou quem sabe sustentar um attitude na meia ponta. Parece um sonho!!! Mas por acreditar nele, ja estou fazendo progressos. Acredite!!! O problema eh que as vezes eu abuso do direito de sonhar. Forcei meu en dehors e agora estou com uma dor horrorosa na cabeca do femur. Ja coloquei gelo, vamos ver se melhora. Mas acho que parte dos motivos que me travam e bloqueiam o meu desenvolvimento eh a inseguranca e um preconceito interno com a minha propria idade. Portanto conselhos como os seus sao muito valiosos. Concordo com voce em relacao ao valor do exercicio de chao. Eu tenho os videos do New York Ballet e sao realmente muito bons. Tambem recomendo.
Adoraria aceitar o seu convite para ter aulas particulares. Mas nao vai dar porque eu nao moro no Brasil. Estou em Londres ha onze anos, e so vou ao Brasil nas ferias. Tive a sorte de encontrar uma escola de ballet que oferece aulas para adultos aqui com um professor de Sao Paulo que eh maravilhoso.
Entao eu gostaria de parabeniza-la mais uma vez pela iniciativa do blog. Isso eh uma porta que se abre para novas descobertas e para desmistificar uma serie de conceitos.
Eh impressionante como uma forma de arte tao bonita como o ballet eh pouco entendida pelas pessoas. Pouco ainda se sabe sobre os beneficios que esta pratica nos tras, do valor de se comecar a fazer o ballet na fase adulta e do proprio conhecimento sobre a historia do ballet e seus repertorios.
Parabens e muito sucesso sempre.
Beijos,
Juliana
Que bom que minhas palavras serviram para incentivá-la! Quanto ao en dehors, tente executar e até mesmo dialogar com seu professor sobre as dicas do post “pesquisando a relação quadril-en dehors” que trata do posicionamento dos ossos. Essa intenção de colocação dos ossos vai deixar sua perna mais livre e você conseguirá fazer a rotação da coxa de uma maneira natural.
O alongamento é suuuuuper importante mas tem que ser aos poucos. Não digo que você não vai sentir nada, mas vc tem que estar bem aquecida e executar uma respiração intercostal (nas costelas inferiores, região das costas) por uns 10s e ir aprofundando a postura lentamente. Vai doer um pouco mas com certeza não vai te machucar! O segredo está na respiração e no relaxamento que ela proporciona, o que trará como consequencia o alongamento da fibra muscular!
Olha vou escrever um post sobre alongamento dedicado especialmente à você, Juliana. Adoraria ter uma aluna assim, que coloca sua alma nas aulas! Pena que mora em Londres, pois já estava querendo te dar uma bolsa de estudos!
Bjos e até breve
Olá, Juliana!
Encontrei sua mensagem por acaso no blog da Mariana, e fiquei sua fã de voces duas, de imediato!!
Fiz ballet por uns 5 anos e acabei parando. Ainda hoje, com minha idade que já vai longe (rs) penso em voltar, pensando no meu bem estar e no prazer de fazer algo que realmente gosto, mas sempre me deparo com a barreira da idade.
E foi por isso que fiquei sua fã. Vi que voce fez o que eu sempre sonhei fazer: ballet, apesar da barreira da idade.
E vi com isso que não há barreiras, nós é que as fazemos.
E também, vi que voce faz ballet em Londres. Me interessei muito, pois passarei uma temporada por aí e quem sabe faço aulas durante o período.
Entao, poderia me passar informações sobre o endereço dessa academia de ballet Londres? Eu ficaria muito grata a voce por isso.
Parabéns mais uma vez. A voce, Mariana, pelo excelente blog, e a voce, Juliana, pelo exemplo que nos dá.
Grata por tudo!
Sonia
Simplesmente maravilhoso seu blog! Sou de uma oficina de dança da Anhembi Morumbi, estou articulando com ex-alunos um grupo de estudos independente em dança clássica pra adulto. Tudo livre, tudo grátis, e tudo com influências do pensamento da Zélia Monteiro. Vamo que vamo, há muito o que se aprender e as academias não estão dando conta de oferecer um trabalho adequado. Bjão grande e mais uma vez parabéns pelo seu blog. Se tiver interesse pelo grupo de estudos me escreva.
Quanta honra! Obrigada pelos elogios! Estou super interessada neste curso livre! Acredito que o ballet precisa urgentemente se livrar deste clichê de dança da aristocracia. Creio que mademoiselle Lafontaine e Beauchamp já romperam esse paradigma no século XVII, quando o ballet deixou de ser exclusividade da côrte.
As academias estão interessadas em obter um grande número de alunos, pois elas são empresas e vivem de lucro! E também há pouca boa vontade por grande parte das alunas, e ainda tem as famosas “mães de bailarina”, uma instituição à parte como disse Klauss Vianna.
Enfim, são tantos pequenos detalhes a serem trabalhados com muito amor e paciência.
Sou uma grande admiradora da Zélia Monteiro. E que bom que o trabalho dela irá frutificar contigo. Parabéns pela sua bela iniciativa! E pode contar comigo pro que der e vier!
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Tão lindo seu blog, eu quero mais posts 🙂
Parabéns pelo blog adorei! Tenho 24 anos e comecei a fazer balé no ano passado me apaixonei!!! Mas nesse ano tive que parar pois tive alguns contratempos, mas não vejo a hora de voltar a dançar!
Você dá aulas em São Paulo?
Oi, Mariana!
Eu também cheghei no seu blog através do blog da Cássia, e assim como o dela, está me ajudando muito desde que caí de amores pelo ballet no semestre passado ao fazer um trabalho na faculdade sobre a música no ballet.
Eu nunca antes havia me imaginado na dança, muito menos uma dança clássica, sempre fui muito engessada e nunca consegui me expressar direito pelo corpo. Mas fiquei revoltada com isso depois de perceber que eu tinha uma verdadeira ânsia de me livrar dessas travas que me deixavam desengonçada. No ínicio fiquei com vergonha de me sentir assim com 20 anos para 21 ( que completei semana passada ), mas agora percebo o quanto é importante acabarmos com essa história de que ballet é só pra crianças. O problema é que não me conformo em ser amadora. Me dá calafrio só de ouvir essa palavra. Mas o pior mesmo é a ânsia de dançar que me bate a qualquer hora e a frustração de não conseguir executar os movimentos que imagino e a minha mente fica me mandando fazer. Sem querer fazer drama, mas me dá vontade de chorar muito mais doque uma cãibra. Quero ser bailarinaaa!